quarta-feira, 11 de março de 2009

Web 2.0 – Ainda é uma onda?

Boa parte da população digital já vive intensamente a Web 2.0, que é a evolução da web rumo à interação de usuários com usuários e de usuários com empresas. Hoje já se fala em web 3.0, 4.0.

Nessa onda onde muitas empresas já estão na crista e outras nem sabem do que se trata, a palavra-chave é COLABORAÇÃO.

Através de conteúdo colaborativo por meio das diferentes formas de redes sociais (comunidades, blogs, Second Life, Twiter etc) a web 2.0 permite o compartilhamento de conteúdo e troca direta de informação.

Essa nova forma de se comunicar transforma a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes e mercado potencial. Hoje, por parte do mercado de consumo, vive um ceticismo ao que a empresa fabricante diz.

O consumidor muitas vezes precisa da opinião de outros usuários para se render a uma marca ou serviço. E encontram isso na internet buscando opiniões de quem já experimentou.

Se o mercado está assim – consumidores procurando informações sobre outros consumidores de uma determinada marca – nada mais estratégico do que participar disso de forma ativa, ou seja, oferecer ao consumidor um meio de troca de conteúdo colaborativo com a participação de outros consumidores e do próprio fabricante.

Essa mudança traz para as empresas a ditadura da transparência. Uma transparência dela com o mercado e dela para com ela própria.

Dela com o mercado porque nesse mundo da colaboração não há abertura para mentiras, o consumidor vai encontrar a verdade em outro consumidor. Dela com ela própria porque para participar disso empresa como um todo precisa estar muito ciente dos riscos e mergulhada nesse novo mundo.

Hoje já é comum a participação de empresas em sites de conteúdo colaborativo, como o Second Life, Orkut, MySpace, Twiter entre outros, com resultados muito positivos.

Parte desse resultado vem com o entendimento desse consumidor que se comporta de forma diferente na internet. Por isso, a estratégia de participação do mundo online tem que ser diferente da estratégia do mundo offline, precisa levar em conta as diferentes relações que se têm em cada um dos 2 mundos.

Fabiana G. Almeida Calil - www.optecomunicacao.com.br

1 Comentário:

Rafael Moreno disse...

Oi,
Eu particularmente achei o texto bem superficial. Falou, falou e não disse nada. Afinal como a colaboração acontece? A comunicação deve ser diferente? Porque? Nenhum exemplo de nada do que foi dito? Efim. O tema é muito bom, mas o texto merecia mais conteúdo. Segue um link com um post complementar sobre o tema: http://www.marcuslemos.com.br/?p=66

Abraços!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO