Empresas investem em clientes antigos para driblar a crise
Nesse momento de crise e certa insegurança os investimentos – sejam quais são eles – devem ser ainda melhor planejados incluindo o investimento em ações de marketing e propaganda. Observe que estamos falando de planejar melhor o investimento em ações de marketing e não deixar de investir. É sabido que em momentos de baixa é que algumas marcas se sobressaem, principalmente porque se aproximaram do consumidor enquanto a maioria das empresas estava voltada para si.
Pode ser que pequenas e médias empresas pensem que isso só serve para quem é grande... nada disso! Mesmo a realidade financeira de grandes empresas sendo diferente das pequenas e médias, uma coisa não deixa de ser igual: o valor do cliente fiel.
Você sabia que conquistar um cliente custa até 7 vezes mais do que mantê-lo fiel? Já dizia o guru de marketing Philip Kotler. Então, focar os investimentos de marketing nos atuais e fiéis clientes é uma boa saída para reduzir o investimento sem perder em resultado.
Na literatura isso chama-se share of customer, ou seja, participação no cliente. É fazer com que cada um de seus clientes compre mais da sua empresa.
Como fazer isso?
Olhe para a sua lista de clientes (se você não tem uma está mais do que na hora de começar a ter), analise-a procurando encontrar clientes com comportamentos semelhantes. Verifique o potencial de compra desses clientes e decida pelo grupo com o qual você deseja se comunicar primeiro. Nesse momento, definido o público, ficará mais fácil ter uma idéia de qual ação de marketing realizar.
Exemplo: Abra as portas do seu comércio exclusivamente para seus clientes fiéis (em data e hora pré-definidas e comunicadas). Prepare ofertas de acordo com o perfil de cada grupo de consumidores.
Com certeza vai valer a pena!
Não entendi direito. Como faço propaganda pra cliente antigo se não sei quem vai ver meu comercial. Na minha empresa fazemos panfletagens semanais, mas cortamos para não gastar.
Só é possível fazer uma ação de marketing para clientes antigos quando se conhece os clientes. Entenda conhecer por saber nome, endereço, hábitos de compra.
Se você tem uma lista de clientes, ao invés de panfletar você pode, por exemplo, enviar uma carta para o endereço de seu cliente informando uma oferta especial para ele. Se você souber ainda qual o gosto dele, a oferta pode ser personalizada.A chance de fechamento da venda se amplia.
No post Conhecendo (e premiando) seus melhores clientes tem algumas informações que podem ser úteis para comunicar-se com clientes já existentes.
Postar um comentário