segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A importância de um bom cartão no mundo profissional

Manter bons contatos é importante em qualquer profissão. Através do networking (rede de relacionamentos) conseguem-se negócios, contratos e até contratações. Neste intuito, é comum ver pessoas preocupadas com milhões de detalhes e esquecendo o básico: o cartão de visita ou cartão de apresentação.

Um bom cartão, além de ajudar a ser lembrado, pode ser o primeiro passo para puxar um assunto, conhecer uma pessoa, mostrar interesses profissionais, apresentar seu trabalho, entre outras coisas. Ele é a chave para conquistar e manter bons contatos. Seguem aqui algumas dicas sobre como utilizar e como devem ser os cartões (lembrando que um cartão profissional deve ser impresso numa gráfica e de preferência ser criado por um profissional de comunicação):

Adequação: O cartão deve estar adequado ao tipo de profissional. Se a profissão exigir uma aparência mais séria, o cartão deve ser formal, se for uma profissão descontraída, pode ser mais criativo. Escolha cores e fontes que tenham a ver com a profissão e com a empresa.

Cores:

Vermelho: entusiasmo, disposição;
Amarelo: Alegria, inteligência;
Verde: Segurança, confiança, consciência, compreensão;
Azul: Tranqüilidade, habilidade;
Preto: Seriedade, autoridade;
Branco: simplicidade, sabedoria.

Fontes: As decorativas são mais utilizadas em nomes e títulos. Para o resto, use fontes sem serifa, que destacam bem as palavras.

Formato: Existe o padrão ISO 7810 que determina as dimensões apropriadas. Para ter certeza de que o cartão vai caber em qualquer carteira ou porta-cartões, siga estas normas. (ID-1 = 85.60 × 53.98 mm; ID-2 = 105 × 74 mm; ID-3 = 125 × 88 mm)

Conteúdo: O objetivo do cartão é dizer quem você é, o que faz e como pode ser encontrado. As informações (telefone, e-mail, etc.) precisam estar atualizadas.

Devem constar, no mínimo, o slogan ou uma breve descrição da empresa e o cargo ocupado pelo dono do cartão. Informações mais importantes precisam estar na mesma face, texto e imagens alinhados. Espaços em branco podem ser usados para escrever o contexto da conversa na hora de entregá-lo, facilitando a lembrança no futuro.

O cartão precisa se destacar dos demais. O tipo de papel ou o corte aplicado podem ajudar nisso. Uma boa técnica também é colocar no verso um mapa, telefone de utilidade pública, foto ou qualquer coisa que agregue valor. Fazer uma dobra na ponta não é bem visto.

Utilização: É importante ter um porta-cartões à mão com uma boa quantidade deles. O cartão está ligado à imagem pessoal e deve estar bem apresentável. Tenha sempre cartões sobrando, se estiverem acabando, encomende mais, Quanto maior a quantidade encomendada, menor será o preço por unidade.

Escaneie os cartões para enviar na assinatura de e-mails e junto a correspondências. Deixe-os em locais onde alguém possa passar e pegar (mesas de escritório, bibliotecas, etc)
Saiba a hora certa de entregar um cartão. Em reuniões, é bom que seja feito no início, para facilitar a memorização de nomes. Em almoços, pode ser mais cordial entregar ao final. Em Workshops, feiras e palestras ele pode vir logo após um aperto de mão, mas cuidado para não parecer muito pretensioso.

Ao entregar o cartão, procure fazê-lo segurando firme com o polegar, mantendo indicador dobrado e o lado principal virado para cima. Se for receber um, não o guarde sem antes ler, demonstre interesse e retribua o gesto.

Um cartão bem feito e bem utilizado pode garantir valiosos contatos profissionais e aumenta a possibilidade de futuros negócios, É um detalhe simples e barato que, se bem observado, pode trazer excelentes resultados.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO